Etapas da Mobilidade para Estudos
Antes da mobilidade
- Definir a instituição de destino/acolhimento.
- Definir o período e a duração da mobilidade.
- Confirmar o apoio da família.
Candidatura
- Preencher o formulário de candidatura e submetê-lo.
Acesso: Online Student Application Form (SAF)
Utilizador: número de estudante
Senha: a mesma fornecida pelo departamento informático da Egas Moniz para aceder ao Office 365
Resultados
- Os resultados serão publicados em "Resultado das candidaturas" e devem estar disponíveis a 15 de Abril.
Inscrição na Instituição de acolhimento
- Consulte a webpage da instituição de acolhimento e informe-se quanto ao procedimento a seguir e os prazos para o fazer.
Geralmente os documentos a enviar são:
(1) student application form (formulário cedido pela instituição de acolhimento, muitas vezes em formato on-line;
(2) learning agreement (ou LA, disponível em docs Erasmus SMS);
(3) cópia do BI/passaporte;
(4) cópia de foto tipo passe;
(5) certificado de aptidão linguística.
Formalização da mobilidade na Egas Moniz
- Celebração do contrato com a Egas Moniz (disponível em docs Erasmus SMS).
Por favor marque uma reunião com o Gabinete Erasmus logo que tenha sido aceite pela Instituição de Acolhimento
Preparação da mobilidade
- Alojamento.
O alojamento é da responsabilidade do estudante. No entanto, algumas instituições disponibilizam apoio nas suas webpages ou quando contactadas. - Visto/autorização de residência.
Informe-se junto da embaixada/consulado do país de destino em Portugal sobre os procedimentos a seguir para formalizar a sua estadia (normalmente necessário para estadias superiores a 3 meses). - Seguros.
As mobilidades para estudos estão normalmente cobertas pelo seguro escolar (atenção que este pode ser cobrado, no início da mobilidade, pela instituição de acolhimento) e este inclui muitas vezes acidentes no trajecto de e para a instituição.
No entanto, aconselha-se que o estudante viaje com o cartão europeu de seguro de doença (CESD). - Teste de aptidão linguística.
Antes do início da mobilidade irá receber um email da plataforma OLS para a realização do primeiro teste de aptidão linguística. Este teste deve ser realizado apenas por si e antes do início da mobilidade.
Durante a mobilidade
- Certificado de estadia (ou certificado de chegada e de partida, mobility stage - disponível em docs Erasmus SMS).
Documento comprovativo das datas reais de início e de fim de mobilidade e que deve ser preenchido pelo departamento das realações internacionais da instituição de acolhimento, no dia da chegada e no último dia de permanência na instituição. - Alteração do LA inicialmente proposto.
Por vezes é necessário fazer alterações ao plano de estudos inicial, normalmente quando uma das unidades curriculares não é oferecida na instituição de acolhimento. Nesses casos preenche-se o documento "alterações ao plano de estudos inicialmente proposto", que corresponde à página 4.4 do learning agreement for studies. No caso de não ter acesso a esta página do seu contrato, pode descarregar uma versão não personalizada em docs Erasmus SMS.
Após a mobilidade
- O estudante deve apresentar, no gabinete de relações internacionais, os seguintes documentos:
- Certificado de Mobilidade (ou certificado de chegada e de partida, mobility stage) - documento original, devidamente assinado e carimbado
- LA (learning agreement) - documento original, devidamente assinado e carimbado
- Alterações ao LA inicial (changes to the initialy proposed learning agreement) - caso se aplique, podendo ser mais do que um documento, devendo ser entregues as versões originais que têm de estar obrigatoriamente assinadas por pelo menos o coordenador de mobilidade do curso na Egas Moniz (a autorizar a alteração)
- Contrato Erasmus Os estudantes que iniciaram a sua mobilidade sem terem entregue uma versão original do Contrato Erasmus, devidamente assinada, devem fazê-lo nesta fase
- Certificado de notas (transcript of records) - documento original, em muitos casos enviado directamente pela instituição de acolhimento para a Egas Moniz
- Comprovativo da submissão online do relatório final Erasmus - o acesso ao relatório será enviado por email no final da mobilidade, sendo um processo automático gerido pela AN (via plataforma Mobility Tool). Atenção que o email de acesso é muitas vezes assumido como spam.
- Comprovativo da submissão online de ambos os testes de linguas - perto do fim da mobilidade, receberá um email da plataforma OLS para realizar o segundo teste de linguas.