Etapas SMP

Etapas da Mobilidade para Estágio

Antes da mobilidade
  • Definir a instituição/empresa de destino/acolhimento.
    As mobilidade para estágio não exigem a pré-existência de uma parceria, podendo ser celebrado apenas um contrato IUEM/ESSEM-Instituição/empresa-estudante para o período de mobilidade. Deste modo, aconselha-se o candidato a definir a instituição/empresa de destino em função da sua área de interesse e expectativas profissionais e contactá-los directamente;
    Caso pretenda optar por um estágio numa das instituições parceiras, deve atender que estes são realizados em laboratórios universitários de investigação científica ou em clínica universitária, em contexto académico (e.g. estágios de MIMD são realizados nas aulas de clínica integrada).
  • Definir a duração da mobilidade.
    As mobilidade para estágio têm a duração mínima de 2 meses e máxima de 1 ano.
  • Confirmar o apoio da família.
Candidatura
  • Preencher o formulário de candidatura e submetê-lo.
    Formulário disponível em "Candidatura Erasmus"
Resultados
Inscrição na Instituição de acolhimento
      • Estágios em instituições/empresas sem acordo bilateral Erasmus com a Egas Moniz (que não constam da lista de parcerias):
        » Envio do training agreement (modelo da Egas Moniz) para o orientador de estágio solicitando o seu preenchimento com a informação sobre o estágio;
        » Se não enviou o seu CV, deve fazê-lo nesta fase;
      • Estágios em instituições/empresas com acordo bilateral Erasmus com a Egas Moniz (que constam da lista de parcerias):
        » Consulte a webpage da instituição de acolhimento e informe-se quanto ao procedimento a seguir e os prazos para o fazer. Geralmente os documentos a enviar são: (1) student application form (formulário cedido pela instituição de acolhimento, muitas vezes em formato on-line; (2) training agreement (modelo do ISCSEM) preenchido pelo candidato se o estágio for em contexto de aulas práticas, ou previamente preenchido pelo orientador, se estágio em laboratório científico; (3) cópia do BI/passaporte; (4) cópia de foto tipo passe; (5) certificado de aptidão linguística.
Formalização da mobilidade na Egas Moniz
      • Celebração do contrato Egas Moniz.
        Minuta do contrato disponível em "Documentos"
Preparação da mobilidade
      • Alojamento.
        O alojamento é da responsabilidade do estudante.
      • Visto/autorização de residência.
        Informe-se junto da embaixada/consulado do país de destino em Portugal sobre os procedimentos a seguir para formalizar a sua estadia (normalmente necessário para estadias superiores a 3 meses).
      • Seguros.
        As mobilidades para estágios em instituições não universitárias exigem que o estudante apresente um comprovativo de seguro de acidentes de trabalho e de responsabilidade civil. Algumas instituições/empresas organizam a cobertura por seguro dos seus estagiários, pelo que deve informar-se junto da mesma. Caso não esteja contemplado qualquer seguro, é da responssabilidade do candidato a organização de um seguro adequado para acidentes no local de estágio.
        As mobilidades para estágios em instituições universitárias permitem, em princípio, a cobertura dos estagiários num seguro escolar, uma vez que existe uma inscrição do mesmo como estudante. Deve, no entanto, confirmar que assim é.
        Independentemente da existência de um seguro que cubra acidentes de trabalho, qualquer estudante em mobilidade deve estar acompanhado do cartão europeu de seguro de doença (CESD).
Após a mobilidade
    • O estagiário deve apresentar, no gabinete de relações internacionais, os seguintes documentos:
      » Certificado de estadia (ou certificado de chegada e de partida, mobility stage) - documento original, devidamente assinado e carimbado
      » Plano de estágio (training agreement) - documento original, devidamente assinado e carimbado por todos os intervenientes (ISCSEM/instituição de acolhimento/estudante)
      » Grelha de monitorização e de avaliação, preenchida pelo orientador do estágio (pessoa sénior)
      » Prova da submissão online do relatório final Erasmus - o acesso ao relatório será enviado por email no final da mobilidade, sendo um processo automático gerido pela AN (via plataforma Mobility Tool). Atenção que o email de acesso é muitas vezes assumido como spam.

Log in

fb iconLog in with Facebook